sexta-feira, 16 de março de 2012

Currículo extenso

Pouco aqui tenho escrito, é um facto. Como já referi, tenho tido algum trabalho e as entrevistas, essas, têm sido escassas, para não dizer quase inexistentes. No sábado passado fui, no entanto, a uma entrevista, após largos meses sem ir a alguma e é a história desta entrevista que quero partilhar!

Começou mal. Com o envio de um email a averiguar se estaria interessada na oferta. Já nem me lembrava que oferta seria, mas enfim lá me informaram que foi um anúncio que respondi precisamente há um ano. Um ano! Marcaram a entrevista para sábado e dada a distância, tive de me levantar muito cedo. Mas isso foi o menos importante, porque até soube bem, em especial pelo passeio posterior à dita entrevista. Agradável, para além de rever amigos de longa data. Bom, mas estou a fugir ao assunto que aqui me trouxe, após um tempo de silêncio ;)

Fui entrevistada por duas criaturas. Uma, mais simpática, foi buscar-me à recepção. Tudo normal. Quando entro na sala, a segunda criatura nem se dignou a cumprimentar-me (sim, estendi a mão!). Entrou a matar, dizendo que tenho um currículo enorme, com muitas páginas. Falaram do projecto, quiseram saber a minha história e, por duas ou três vezes, mencionaram que o currículo era demasiado longo, tinha demasiadas páginas. Saltou-me a tampa e com um quê de agressividade e alguma ironia à mistura perguntei porque afinal me tinham chamado se tinha o currículo assim tão grande e demasiado confuso (?!). A criatura mais antipática, que não me cumprimentou, disse que dissecou o currículo e que levou algum tempo a fazê-lo. Dissecou!

Não aceitei a resposta e a partir dai a conversa gerou-se à volta do meu currículo. Fundamentei o que estava à vista. Ou seja, que todos os cursos que realizei, para além da licenciatura, eram da minha área e que o meu percurso foi aquele e que não o queria ocultar. Dispararam com a teoria que eu andava perdida, ao que respondi que se tivesse perdida não haveria a homogeneidade tanto nos cursos como na área profissional. Lá aceitaram (só podia!) e sairam-se com a desculpa que se perderam ao ler o meu currículo, nas suas palavras, eram demasiados locais, demasiados cursos e que não lhes interessava tudo isso. Deixei de fundamentar ou argumentar, encolhi os ombros e apenas disse que era a primera vez que me diziam tal coisa, que o habitual era elogiarem o facto de ter vindo a postar na formação profissional e o facto de ter várias actividades e diversas experiências. Cereja em cima do bolo quando me referiram que bastava uma folha A4. Ri-me e disse de mim para mim que se tivesse uma folha provavelmente criaturas como estas ou outras pensariam "o que é que esta pessoa fez durante estes anos?! não a vamos seleccionar, por falta de experiência!".

Terminada a entrevista e depois do passeio ainda pensei nesta gente algumas vezes e se demoraram um ano a chamar para entrevista, provavelmente levaria outro ano para dizerem que fui ou não aceite. Enganei-me: ontem responderam que não tenho perfil. Pois claro que não tenho, afinal o meu currículo é extensooooooooooo :p

Sem comentários:

Enviar um comentário